Liderança: uma experiência mediada por tecnologia
- Teca Mendonça
- 14 de jan. de 2020
- 3 min de leitura
Foi uma experiência interessante e a interação do grupo foi ótima, pois é um grupo muito participativo e todos puderam compartilhar das suas experiências. Importante também o papel de mediadora da Profª. Rita. Acho importante a familiaridade dos professores com os recursos para que possam passar confiança aos alunos que estão sendo apresentados ao recurso. As descobertas foram inúmeras, pois nada sabia em relação às diferenças entre os recursos disponíveis. Olhemos para o que aprendemos sobre os diferentes tipos de recursos.
A Web Conferência, por exemplo, é tipicamente realizada por meio de um software de computador. O espaço físico para que ela ocorra (Salas de Web Aula) possuem um computador com webcam e headset (fone de ouvido com microfone). Os softwares de webconferência mais tradicionais permitem a interação por voz (captado pelo microfone do headset ou microfone da webcam e recebido do participante remoto pelo fone de ouvido) e vídeo (captado pela webcam), interação textual (bate-papo). Alguns permitem ainda o compartilhamento de apresentação de slides, vídeos e áudio. Interação por meio de quadro branco digital, com possibilidade de inúmeras ferramentas, como: lápis, marcador, caixa de texto, formas geométricas, entre outros.
Já a vídeoconferência é realizada por meio de um equipamento especificamente desenvolvido para essa finalidade. Para que seja possível realizar uma sessão de videoconferência os participantes envolvidos devem possuir equipamentos de videoconferência. A sala de videoconferência, no centro, há uma mesa na qual está instalado o equipamento de videoconferência, ao longo dessa mesa há inúmeras cadeiras para os participantes da sessão de videoconferência. Ao redor e nos cantos da sala há mais cadeiras para espectadores. O equipamento de videoconferência possui uma câmera de boa qualidade de captação e com capacidade de direcionamento por meio de controle remoto. Possui ainda um microfone de alta sensibilidade capaz de captar o som da voz dos participantes sem a necessidade de muita aproximação do microfone. Ao equipamento de videoconferência é possível conectar, por exemplo, um computador para espelhamento e transmissão da tela do computador. A imagem dos participantes remotos pode ser projetada em uma tela por Datashow e/ou exibida em um aparelho televisor. Basicamente, a videoconferência tem foco no áudio e no vídeo, enquanto a web conferência proporciona outras ferramentas para interação, como slides, notas compartilhadas, ferramentas de tutoria, entre outras.

Reflexão: Como membro de uma equipe, como posso utilizar os conhecimentos trabalhados pelo Prof. Robson? O primeiro ponto é detectar em que estágio de desenvolvimento está a equipe, que já trabalha junto de maneira mais intensa e participativa há um ano e meio, sendo que as atividades se concentram no 1º semestre e é interessante observar que a dinâmica do grupo já evoluiu para uma maior integração, embora tenham membros novos e que, de certa forma, ainda possuem características do estágio de teste (dependem dos outros para descobrir os comportamentos desejáveis, além de relacionamentos superficiais, até porque são pessoas que vêm de áreas diferentes). No ano passado percebi mais a existência de conflitos, mas neste ano estamos mais no estágio de aceitação e coesão, com uma troca aberta às diferentes visões trazidas, o que permite uma troca de experiências sobre a tarefa. Também ocorre um esforço para canalizar a energia para a tarefa e existe de fato uma postura cooperativa na busca de solução de problemas. A liderança é dividida entre dois médicos e uma pedagoga, que mostram uma harmonia na hora de organizar o relato e as tarefas. Existe um esforço para não se ter um relacionamento pobre com os membros do grupo, embora o nível de participação não seja igual, como é de se esperar em um grupo heterogêneo de profissionais. Existe o convite para participar de decisões importantes e o respeito pelas divergências. Não percebo a existência de um extra-grupo sem possibilidade de se integrar. Os que participam menos acredito que seja por características pessoais e não por características do funcionamento grupal.
No final das atividades do 1o semestre tivemos um depoimento da coordenadora que deixou-me com um sentimento bom e um estímulo para a continuidade. Cito abaixo parte do que ela disse:
Nos reforça que estamos percorrendo um caminho na direção certa! E eles percebem esse movimento da UC em busca de reflexão, vivências genuínas, enfim, de experiências que trazem a todos um crescimento individual e profissional. Agradeço vocês pela presença e empenho!
Este é um exemplo de liderança positiva.
Comments