top of page

Reflexão sobre a disciplina Formação Didático-pedagógica

  • Foto do escritor: Teca Mendonça
    Teca Mendonça
  • 9 de jan. de 2020
  • 2 min de leitura

Como educadora, eu acredito que é preciso olhar para a educação de forma madura e partindo de uma  fundamentação teórica sólida e coerente com a linha de pensamento e de propósitos do próprio pesquisador, para que se consiga estabelecer um envolvimento e um desempenho maior na busca de novos rumos, novas estratégias para atuar no ensino. Isto leva à necessidade de uma atualização de conceitos e estratégias educacionais. De alguma forma eu tenho que reconhecer a ampliação da lacuna entre o que se ensina na escola e o que se vive na vida. Dentre os pontos a serem discutidos existe a necessidade de se reconhecer a diversidade de realidades e de estilos de aprender dos alunos, que já não se submetem ao papel tradicional de passividade dentro da sala de aula. Hoje, a informação pode ser acessada por todos, mas é justamente no aprendizado da articulação das ideias e dos autores, bem como no exercício da  sistematização dos conceitos.  

Vamos fazer uma breve revisão do quais são as abordagens sobre as quais refleti:


1) Abordagem tradicional é aquela onde o homem é reprodutor do conhecimento que é determinado pela sociedade e reproduzido na escola. A estratégia é de memorização, com relação vertical entre professor e aluno e sem ênfase no processo, como avaliação apenas do conteúdo.


2) Abordagem comportamental olha para o homem como sendo passivo e respondente às forças sociais que determinam os conteúdos a serem abordados. Mantém-se a verticalidade da relação professor-aluno, mas a aprendizagem é vista como sendo uma mudança contínua e resultante de uma prática reforçada.


3) Na Abordagem humanista o foco está centrado no homem, valorizando seu aprendizado, crescimento e auto realização. O conhecimento é fruto do aprendizado pessoal e subjetivo. Valoriza-se a autonomia.


4) Abordagem cognitivista olha para o desenvolvimento intelectual, enfatizando a construção e manutenção de um modelo construído através da busca de alternativas para resolução de problemas. O currículo é construído de forma espiral. Neste modelo de aprendizagem há uma mudança no estado interior que provoca uma resposta ao estímulo externo. O material é organizado e integrado na estrutura cognitiva através da aprendizagem significativa.


5) A abordagem construtivista vê o ensino como sendo baseado na pesquisa e observação através de tentativa e erro. O aluno aprende a aprender em um processo contínuo e inovador.


6) A abordagem sócio-construtivista vê o homem como criador e propagador do conhecimento, que é obtido em um processo contínuo relacionando pensamento e prática. A ação educativa deve ser precedida por uma análise do homem e do meio através do diálogo e da problematização. É uma ação transformadora.

Commentaires


bottom of page