top of page

Conectivismo e as conexões do saber

  • Foto do escritor: Teca Mendonça
    Teca Mendonça
  • 19 de jul. de 2019
  • 2 min de leitura

Os elementos essenciais do conectivismo envolvem a noção de que o conhecimento está na rede (meio em que está inserido) e não é constituído apenas pelo conhecimento formal. O conhecimento é construído; é tudo o que perpassa a vida humana e que de alguma forma influencia as pessoas. 


Para continuar, assista o vídeo:


Um dos elementos mais significativos diz respeito à autonomia - nós não temos autonomia. A escolha é lenta, a transformação também. É preciso entender para agir. A autonomia faz parte da formação e inclui a capacidade de usar o conhecimento, de tomar decisões. Autonomia para o acesso e a seleção. 

Saber fazer, saber escolher, saber acessar, são princípios essenciais. O acesso já está nas mãos do aluno mas ele precisa preparar-se para a autonomia, para a tomada de decisão (ponto que não tem clareza). Tem que dar, permitir e compartilhar, mas ter consciência de que é responsável pelas escolhas que faz. Muito da autonomia definida pelas comunidades. A durabilidade dos grupos é variável.

O conectivismo  é um processo dinâmico - os conhecimentos estão sendo produzidos a partir do que existe, amparado pela tecnologia. O compartilhamento de informações e experiências é sustentado pela tecnologia, responsável pela base que favorece o compartilhamento. É um processo contínuo. O conhecimento está mais otimizado através de tutoriais  e infográficos.

O foco está na praticidade e na resolução de problemas. É possível ficar conectado e lidar com a diversidade. Temos a permeabilidade da informação em rede de pessoas e áreas. Com os dados podemos construir situações de aprendizagem, promovendo uma espécie de revolução do aprendizado, que se dá em rede (rizoma). A construção de Portfolio traz uma apresentação mais dinâmica. 

O desafio no conectivismo é saber perguntar e o mais importante é a coerência. O desenvolvimento do Analytics learning trouxe o conceito de videoaula de 8 min. Educação à distância é uma modalidade; usa tecnologia e o ambiente é meio. Fica o alerta de que não é o uso da tecnologia que basta para ser considerado conectivista. Pode ser conteúdo, comportamental, pode ser conectivista, pode ser estrutural. 

Quando se usa o analytics learning  passa-se pelos seguintes passos: a) Identificar o problema; b) Preparar os dados para a análise; c) Explorar os dados; d)Transformar os dados e criar modelos; e) Testar e validar modelos e implementá-los e por fim f) Monitorar e avaliar modelos.

Comments


bottom of page